Óculos de sol

O modelo certo para cada tipo de rosto

No dia-a-dia, muitas pessoas não se separam do seu par de óculos escuros. Segundo um estudo da Universidade de Londres, autoconfiança e sensualidade são as principais mensagens enviadas ao sexo oposto através deste acessório. A mesma fonte refere ainda que os óculos escuros conferem um certo anonimato a quem os utiliza e podem mesmo levar as pessoas a fazer coisas que não fariam se estivessem com os olhos expostos, como por exemplo topless. Mas existem algumas regras que a podem ajudar na escolha do modelo certo para si.

Em primeiro lugar, os óculos devem ser proporcionais ao tamanho do rosto. Isto significa que os modelos mais pequenos são mais indicados para rostos pequenos e os pares de grandes dimensões ficam melhor em rostos maiores. Por outro lado, o formato da armação deve contrastar com o do rosto, ou seja, modelos arredondados para rostos quadrados, linhas direitas para rostos redondos.

A cor certa

Para cada tom de pele existem igualmente armações mais indicadas. Se a sua tez é pálida experimente armações mais discretas ou com um toque de rosa ou âmbar. Padrões tipo tartaruga ficam bem a quem tem pele clara e também as armações azuis ou verdes claras tendem a dar cor às bochechas.

A pele mais morena fica favorecida com armações douradas ou metalizadas. As armações âmbar (muito em voga) ficam igualmente bem, já o preto pode resultar demasiado pesado em rostos bronzeados.

A importância de proteger os olhos

Convém não esquecer que, mais do que um acessório de moda, os óculos de sol são, sobretudo, um objecto essencial para proteger a vista. As radiações solares apresentam uma intensidade crescente e o risco de lesões oculares graves tem acompanhado esse fenómeno, pelo que o uso de óculos de sol é cada vez mais importante.

Escolha inteligente

Para ter a certeza de que o modelo que escolheu confere uma protecção eficaz contra os raios solares existem alguns critérios a ter em conta. Em primeiro lugar, deve adquirir o par numa casa especializada e não em lojas de moda.

Comprar num centro óptico terá a garantia da autenticidade das lentes, da presença de filtros anti-UV apropriados e um adequado aconselhamento em relação ao modelo mais recomendado para cada caso.

O modelo ideal para cada tipo de rosto

Rosto oval
Quase todos os estilos resultam com um rosto oval. As armações ligeiramente redondas e de dimensões grandes ficam bem. No entanto convém optar por um modelo não muito largo, apesar da tendência, para não sair fora do rosto.

Rosto quadrado
Este tipo de rosto é caracterizado por testa e queixo largos e maxilares salientes. O rosto é por si já muito forte, por isso fuja das armações redondas. Prefira aros com os cantos rectangulares e lentes com corte de nylon (sem armação em baixo) para suavizar o rosto.

Rosto triangular
Caracterizado por um queixo fino e uma testa mais larga. As armações mais estreitas e arredondadas vão corresponder às opções mais adequadas.

Quer ajuda para escolher seus óculos de sol ? Contacte-nos !

Please follow and like us: